01. Apresentação

O IV Simpósio Ibero-Americano de História da Cartografia decorrerá na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, entre 11 e 14 de Setembro de 2012. Depois das edições de 2006 (Buenos Aires), 2008 (Cidade do México) e 2010 (São Paulo), cabe ao Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG/UL), em colaboração com o Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa (CHAM/UNL) e a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), organizar pela primeira vez na Península Ibérica uma edição daquele que é já um dos fóruns mais empenhados em investigar o papel da imagem na construção dos objectos geográficos, questão central da história e da teoria da cartografia contemporâneas.

O Simpósio de Lisboa é subordinado ao tema Cartógrafos para toda a Terra. Produção e circulação do saber cartográfico ibero-americano: agentes e contextos. Com a selecção deste tema pretendem-se três objectivos centrais. Em primeiro lugar, tirar amplo partido da circunstância de trabalharmos uma matriz cartográfica que consumou uma representação pioneira do espaço planetário, ao mesmo tempo que influenciou profundamente as grandes categorias espaciais imaginadas para organizar o conhecimento geográfico do mundo. Em segundo lugar, pretende-se estimular um inquérito alargado sobre as operações de produção, circulação e consulta dos objectos cartográficos, o qual comece por reflectir a densidade dos contextos culturais e sociais que acompanham esta sucessão de etapas. Por último, ao se destacar a figura do cartógrafo quer-se suscitar a realização de inquéritos biográficos, aspecto desde logo decisivo para o esclarecimento das importantes questões relativas à identificação da autoria do mapa.

As sessões do IV Simpósio Ibero-Americano de História da Cartografia são organizadas em torno de 11 temas principais, que evitam deliberadamente circunscrever-se a uma arrumação de cariz geográfico ou cronológico. A maioria dos temas trata de questões alusivas à produção e circulação dos objectos cartográficos. Este eixo central é alargado quer para a reflexão sobre o ensino da especialidade em diferentes contextos nacionais ou culturais, quer para o âmbito relativo ao tratamento arquivístico e biblioteconómico dos mapas. São também oferecidas duas sessões especiais, que homenageiam dois investigadores de excelência desaparecidos do nosso convívio em 2011, mas cuja obra certamente inspirará as próximas gerações: a sessão dedicada ao Professor Mauricio de Almeida Abreu, sobre a cartografia dos espaços urbanos americanos; e a sessão dedicada ao Almirante Max Justo Guedes, que trará para o Simpósio o tema da cartografia náutica.

 

Línguas de trabalho: português, espanhol e inglês (não haverá tradução simultânea).

Local do Simpósio: Biblioteca Nacional de Portugal, Campo Grande, 83, 1749-081 Lisboa (Portugal)

Organização: o IV Simpósio Ibero-Americano de História da Cartografia é organizado pelo Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG/UL) em colaboração com o Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa (CHAM/UNL) e a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP).

Datas importantes:

– Data limite de submissão de resumos: 30 de Março de 2012

– Resposta às propostas de comunicação: 20 de Maio de 2012

– Realização do Simpósio: 11 a 14 de Setembro de 2012

– Data final para envio das comunicações in extenso: 31 de Dezembro de 2012

                   

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: